imagens, registros e reflexões sobre a versão em HQ de "As Barbas do Imperador" de Lília Moritz Schwarcz

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mas esse tal de Agostini era bom mesmo

 Este é um quadro de meia página, na página 72 de "As Barbas...", que era para ser bem mais simples (veja o layout no final do post), mas, ao examinar a gravura de referência, tão rica e cheia de detalhes, não resisti em seguir mais de perto a cena desenhada por um contemporâneo.

E mesmo assim, a gravura original é insuperável, na variedade de tipos populares e situações paralelas (repare no sujeito no pico do telhado, de guarda-chuva). Não coloquei tudo para dar espaço a algumas legendas, mas dava vontade.
(clique com o botão direito do mouse para ampliar em uma nova janela, é o melhor meio de visualizar).


Não sei se é do Ângelo Agostini. Será? No crédito do livro da Lília, vemos apenas a indicação do acervo (Museu Imperial de Petrópolis - MIP). Também não achei no livro do Maringoni. Mas acredito que seja dele, pelo desenho seguro da multidão, pelo contraste entre os planos, e a letra não destoa.

Abaixo, como vêem, o layout era mais simples.

Como na página seguinte haverá vários dons Pedros posando para fotografias, abri mão deste primeiro plano do monarca, tanto para mostrar a vivacidade do povo nas ruas (o pessoal realmente subia nos telhados para ver desfiles e cerimônias, pensam que não? Desde Debret se registra isso; e esses trepados nas árvores podem ser estudantes), como para homenagear este talvez Agostini. Voltaremos a ele.


Um comentário: